O PROJETO

Criado em 2001, o Cenáculo é uma ferramenta educativa do Corpo Nacional de Escutas (CNE). Consiste num fórum de Caminheiros e Companheiros, com função consultiva, onde se pretende criar um espaço de debate de temas de interesse para os jovens adultos da IV secção.

O projeto criado pela então SNIV (Secretaria Nacional da IV Secção), realiza-se a nível local, estando presente em quase todas as regiões ou núcleos do movimento com os caminheiros locais. E a nível nacional, com dois momentos, o encontro fechado e o aberto, onde participam os representantes de cada Núcleo/Região eleitos localmente. 

A organização de cada Cenáculo, tanto ao nível local como nacional, é da responsabilidade exclusiva de um conjunto de Caminheiros e Companheiros – a Equipa de Projeto (EP) – cujo trabalho é acompanhado por um dirigente Observador,  nomeados anualmente pela Junta Regional/de Núcleo, que deverá ter em conta as sugestões da EP. Ao projeto local, acrescenta-se o papel do Embaixador, cuja tarefa é apoiar e auxiliar de forma imparcial a equipa organizadora. 

Desde o seu início, o Cenáculo tem-se difundido pelo país, tendo hoje um papel afirmado na IV secção. O seu crescimento tem sido evidente ao longo dos Ciclos: desde os 36 participantes no 1º Ciclo de Cenáculo Nacional até aos mais de 3049 participantes em 39 Cenáculos de Núcleo e Região em 2019.
A organização de cada Cenáculo, tanto ao nível local como nacional, é da inteira responsabilidade de um conjunto de Caminheiros e Companheiros – a Equipa de Projeto – cujo trabalho é acompanhado por um dirigente Observador.